sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Texto da Diana

O Tempo de Estudo Autónomo
O Tempo de Estudo Autónomo (T.E.A.) realiza-se todos os dias, num total de aproximadamente seis horas por semana. À segunda-feira nós fazemos sempre a avaliação e planificação do Plano Individual de Trabalho (P.I.T.), que é um registo onde marcamos as atividades que fazemos durante a semana. Registamos sempre o nosso compromisso, que é a atividade principal dessa semana, porque é aquilo em que temos mais dificuldade e nos comprometemos a melhorar.
Durante o T.E.A. podemos trabalhar a pares, mas é preciso falarmos em segredo para não incomodarmos as outras pessoas. Quando não estivermos a fazer trabalhos a pares, devemos manter o silêncio. No T.E.A. só podem estar duas pessoas em pé, e se nos quisermos levantar temos de esperar que uma delas se sente. Enquanto esperamos, podemos fazer outras coisas sentados como, por exemplo, escrever textos ou ler. As fichas não se devem escolher à toa: é preciso consultar o registo para não fazermos fichas repetidas e escolher os temas que precisamos de estudar.
O T.E.A. serve para nós percebermos melhor as coisas que aprendemos nos momentos coletivos e voltarmos a estudá-las. Todos estes temas são obrigatórios porque fazem parte do currículo. Não devemos desistir de aprender nem de cumprir o P.I.T..
Eu acho que às vezes irrito as pessoas, falo muito e gostava de pedir desculpa à turma.
Temos de estudar e, para isso, temos de nos aplicar!
Diana (texto melhorado com a turma)
17.1.12